Categorias: Dicas

Inconstitucionalidade da Contribuição Patronal sobre Salário Maternidade

O objetivo dos boletins da SOLVER é incentivar o aprofundamento na legislação trabalhista, informar sobre as alterações legais, dar dicas operacionais e eventualmente mostrar sobre como será tratado o assunto no nosso sistema PERSONNEL XXI.

Teremos boletins TRABALHISTAS semanais com assuntos variados e boletins EXTRAORDINÁRIOS quando houver alterações legais. Ambos não têm o caráter de consultoria jurídica, mesmo porque não somos consultores jurídicos, somos uma empresa de software e BPO de Folha de pagamento.

Contribuição Patronal sobre Salário Maternidade

Prezada(o), bom dia!

No dia 4 de Agosto de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei Orgânica da Seguridade Social (Lei 8.212/1991) que instituía a cobrança da contribuição previdenciária patronal sobre o salário-maternidade.

Essa decisão permitirá a recuperação de valores referentes à incidência do INSS Patronal sobre o Salário Maternidade, sem depender de ação judicial, nem mesmo processo administrativo, veja o video com a opinião de um especialista. https://www.focotributario.com.br/stf-define-que-a-contribuicao-patronal-sobre-salario-maternidade-e-inconstitucional/

Esse trabalho consiste em reabrir e reprocessar o eSocial e a Sefip dos últimos 5 anos, retificar as pessoas envolvidas e retransmitir. Com isso será gerado um crédito automatico no sistema do INSS e através de um Perdcomp a empresa poderá compensar tais valores nos próximos recolhimentos.

Obviamente os escritórios de advocacia farão investidas no sentido de captar esse trabalho, mas somente seria necessário um advogado se fosse para entrar com processo, mas não será o caso. O trabalho agora é operacional (retificação da Sefip e do eSocial).

Se você não tiver “braço” (recurso interno) para operacionalizar isso, a Solver tem plena condição de fazê-lo com qualidade, pois é uma das nossas especializações.

Se puder, nos dê a preferência.

Obrigado.

Compartilhe
Tags: Contribuição Patronal Lei Orgânica da Seguridade Social salário maternidade Supremo Tribunal Federal

Artigos recentes

  • Dicas

Boletim 129 – União estável – Breves considerações

Muitas pessoas não sabem como comprovar a união estável para o recebimento de benefícios do INSS como a pensão por…

3 anos atrás
  • Dicas

Boletim 128 – INSS, é possível acumular benefícios?

A Previdência conta com diversos benefícios, mas será que tem como acumular mais de um benefício previdenciário. Veja mais sobre…

3 anos atrás
  • Departamento Pessoal

Boletim 127 – Perguntas e respostas trabalhistas abril/2022

A empresa pode dispensar o empregado e recontratá-lo pagando menos? Veja a resposta dessa e outras perguntas trabalhistas no artigo…

3 anos atrás
  • Administração de Pessoal

Boletim 126 – FGTS digital – Lançamento do portal

O Ministério do Trabalho e Previdência lançou o portal de informações do FGTS Digital. Quer saber mais sobre as funcionalidades…

3 anos atrás
  • Dicas

Boletim 125 – MP 1.108/2022 – altera as regras do auxílio alimentação (VA e VR) e regulamenta o trabalho remoto

Sabia que os descontos às empresas sobre Auxílio Alimentação podem estar com os dias contados? Leia mais sobre isso no…

3 anos atrás
  • Dicas

Boletim 124 – Microempreendedor individual (MEI) – direitos e benefícios

Você sabe quais são os direitos e benefícios de ser MEI? Leia o artigo de hoje e entenda mais sobre…

3 anos atrás