Esocial: Entenda Este Novo Modelo
eSocial é um projeto do Governo Federal criado na intenção de controlar melhor o cadastro e direitos dos trabalhadores no país. A aplicação da ferramenta tem como intenção reforçar e facilitar o cumprimento das leis trabalhistas vigentes.
Ao reunir os principais órgãos governamentais em um só sistema, o Governo pretende reduzir a burocracia atual quanto ao cumprimento de prazos e cadastros e melhorar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias e previdenciárias. Contudo, como isso se dará? Quais empresas precisarão entrar neste novo modelo? Neste artigo, a Solver RH irá esclarecer as principais informações sobre a ferramenta. Veja a seguir:
O eSocial é um sistema do Governo Federal que unifica as informações que os empregadores devem reunir em relação aos seus empregados. O modelo une os principais órgãos cujos empregadores precisam enviar dados, como a Caixa Econômica Federal, FGTS, Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Receita Federal.
O primeiro passo é o cadastro de empregados, que deve apresentar as seguintes informações:
Feito isso, após a empresa estar integralmente cadastrada no sistema, incluindo todos seus funcionários e fluxos, pode-se iniciar o envio de dados referentes a obrigações tributárias, fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Inicialmente, quando o programa começou a ser implantado – em outubro de 2015 – ele era destinado apenas a trabalhadores domésticos. Ou seja, apenas empregadores domésticos precisavam cadastrar seus funcionários no sistema de eSocial. A partir de 2018, empresas com faturamento de R$ 78 milhões precisarão inserir o novo modelo em seus fluxos. Por último, as organizações participantes simples do grupo de Microempreendedores Individuais (MEI).
Uma dúvida bastante recorrente quanto à participação das empresas é sobre a nacionalidade. Todas as organizações que possuam locações ou funcionários alocados no Brasil que obedecem à legislação brasileira quanto à remuneração precisam se adequar ao sistema.
Foram publicados em Diário Oficial os prazos em que as empresas devem começar a enviar seus dados pelo eSocial. Empresas que apresentaram faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016 têm até o dia 1° de janeiro de 2018 para se adaptar ao sistema. Para as demais empresas, o prazo é de seis meses a mais, partindo do dia 1° de julho de 2018. A partir de 1° de julho de 2017 o sistema já estará disponível a todos em ambiente de pré-produção, para que todas as empresas possam submeter eventos, dados e realizar possíveis correções necessárias antes do envio definitivo.
Nós, da Solver RH, entendemos que, muitas vezes, não é simples adaptar uma empresa a mudanças grandes como uma alteração no fluxo de Folha de pagamento. É preciso modificar diversos processos internos e alterar rotinas de trabalho de funcionários, que podem até trazer maiores gastos e perda de tempo. Por isso, nós nos disponibilizamos a prestar esse serviço para o seu negócio. Ao contar com a Solver RH para gerir o eSocial da sua empresa, você fica livre de preocupações desde a organização de dados até a validação e transmissão destes ao sistema oficial.
É extremamente necessário que a empresa esteja muito atenta ao cumprimento de prazos e à importância do envio de dados corretos. Casos em que o sistema aponta inconsistência, muitas vezes, só podem ser solucionados com a presença do próprio funcionário no órgão responsável.
Links úteis:
Muitas pessoas não sabem como comprovar a união estável para o recebimento de benefícios do INSS como a pensão por…
A Previdência conta com diversos benefícios, mas será que tem como acumular mais de um benefício previdenciário. Veja mais sobre…
A empresa pode dispensar o empregado e recontratá-lo pagando menos? Veja a resposta dessa e outras perguntas trabalhistas no artigo…
O Ministério do Trabalho e Previdência lançou o portal de informações do FGTS Digital. Quer saber mais sobre as funcionalidades…
Sabia que os descontos às empresas sobre Auxílio Alimentação podem estar com os dias contados? Leia mais sobre isso no…
Você sabe quais são os direitos e benefícios de ser MEI? Leia o artigo de hoje e entenda mais sobre…