O objetivo dos boletins da SOLVER é incentivar o aprofundamento na legislação trabalhista, informar sobre as alterações legais, dar dicas operacionais e eventualmente mostrar sobre como será tratado o assunto no nosso sistema PERSONNEL XXI.
Teremos boletins TRABALHISTA semanais com assuntos variados e boletins EXTRAORDINÁRIO quando houver alterações legais. Ambos não têm o caráter de consultoria jurídica, mesmo porque não somos consultores jurídicos, somos uma empresa de software e BPO de Folha de pagamento.
De acordo com o art. 58 da CLT, a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 horas diárias (44 horas semanais), desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Já o art. 59 da CLT (alterado pela Lei 13.467/2017) estabelece que a duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
Dos citados artigos, é possível extrair dois conceitos quanto à duração diária do trabalho, sendo o horário de trabalho e a jornada de trabalho. Embora pareçam iguais, o horário de trabalho não se confunde com a jornada de trabalho, conforme abaixo:
O horário de trabalho é o período normal estabelecido em contrato em que o empregado deverá prestar o serviço em contrapartida ao salário estabelecido. O horário de trabalho compreende a jornada normal estabelecida no ato do contrato.
O horário de descanso para almoço, por exemplo, não é computado na totalização da jornada diária, já que o empregado não está à disposição do empregador.
Portanto, a jornada de trabalho pode ser inferior, igual ou superior ao horário de trabalho do empregado, e destas situações podem ocorrer:
*Matéria elaborada conforme a legislação vigente à época de sua publicação e estará sujeita a alterações em caso de mudanças na legislação.*
Muitas pessoas não sabem como comprovar a união estável para o recebimento de benefícios do INSS como a pensão por…
A Previdência conta com diversos benefícios, mas será que tem como acumular mais de um benefício previdenciário. Veja mais sobre…
A empresa pode dispensar o empregado e recontratá-lo pagando menos? Veja a resposta dessa e outras perguntas trabalhistas no artigo…
O Ministério do Trabalho e Previdência lançou o portal de informações do FGTS Digital. Quer saber mais sobre as funcionalidades…
Sabia que os descontos às empresas sobre Auxílio Alimentação podem estar com os dias contados? Leia mais sobre isso no…
Você sabe quais são os direitos e benefícios de ser MEI? Leia o artigo de hoje e entenda mais sobre…