Terceirização de Administração de Pessoal: O que é?

Administração de Pessoal icon

A Administração de Pessoal tem como principal objetivo prevenir problemas trabalhistas e legais através da busca pelas melhores soluções e práticas, cumprindo com as exigências da legislação em vigor.

As atividades básicas da Administração de Pessoal incluem a admissão e demissão de colaboradores, Folha de Pagamento, encargos, férias, controle de frequência, operacionalização de benefícios, obrigações trabalhistas anuais, relatórios gerenciais, dentre outros. São atividades operacionais e rotineiras, que visam cumprir a legislação trabalhista e apoiam a organização na administração e retenção de pessoas.

Vantagens da terceirização da Administração de Pessoal

Ao terceirizar a Administração de Pessoal, a responsabilidade de execução de processos ligados a Folha de PagamentoDepartamento Pessoal deixa de ser do setor de RH da empresa. O reflexo disto é a redução de custos, otimização de tempo e alcance de resultados com qualidade, o que favorece a competitividade de qualquer organização frente ao mercado.

Terceirizando a área de Administração de Pessoal com a Solver, a organização passa a ter uma prestação de serviços de qualidade, realizada por especialistas na área, ganhando eficiência, excelência e tempo para outras demandas necessárias, minimizando dependência, erros e riscos trabalhistas. Escolha uma empresa especialista em BPO no Departamento Pessoal para ajudar sua empresa a crescer ainda mais!

Principais serviços

Elaboração do BPO de Folha
de Pagamento

Procedimentos admissionais
e demissionais

Controle de registros
individuais de funcionários

Cálculos de encargos sociais


Prestação de informações aos
órgãos competentes

Dentre outras atividades
relacionados


Administração de Pessoal e a Solver RH

Administração de Pessoal

A Solver RH conta com uma equipe atualizada e com expertise em Administração de Pessoal. Desde a admissão até a rescisão contratual, estamos preparados para oferecer soluções que atendam às necessidades de todos os funcionários ou servidores de uma empresa, sejam eles contratados ou autônomos.

Diferenciais da Solver RH

Equipe com expertise em Administração de Pessoal.

Atendimento rápido e eficiente.

Portal de autosserviço.

Avaliação de desempenho.

Treinamento presencial: comportamental ou motivacional.

Comprometimento com os objetivos de seus clientes.

Prazos rigorosamente respeitados.

Segurança e confiabilidade.

Preparada para atender pequenas, médias e grandes empresas.

Perguntas Frequentes:

A área de Administração de Pessoal é responsável por uma grande parte das atividades operacionais que se relacionam à gestão de pessoas. Ela é responsável por todo o histórico do funcionário dentro da organização, documentos admissionais, férias, documentos demissionais, prevenção e execução de processos trabalhistas, pagamento de salários, e outras demandas.

O bom funcionamento da Administração de Pessoal dentro da empresa pode causar alto impacto em outras áreas da organização, e trazer vantagens competitivas. Cabe à Administração de Pessoal saber como conduzir adequadamente as atividades da equipe e coordenar todo o trâmite de documentos.

Quando uma empresa terceiriza a Administração de Pessoal, a responsabilidade pela execução dos processos ligados ao Departamento Pessoal (DP) e aos pagamentos deixa de ser responsabilidade do setor de RH. O resultado disso será a redução de custos, a otimização de tempo dos colaboradores e o alcance de resultados com maior qualidade, o que favorece a competitividade da organização frente ao mercado.

Terceirizando a área, a sua organização passa a ter uma prestação de serviços de maior qualidade, realizada por especialistas na área, ganhando eficiência, excelência e tempo para outras demandas necessárias, minimizando dependência, erros e riscos trabalhistas.

Depois da escolha do candidato para assumir uma determinada vaga, a área de seleção o encaminha  ao Departamento de Pessoal, para que este dê seguimento ao processo de contratação. Mesmo quando o Departamento Pessoal é um setor terceirizado, esse processo ocorre da mesma forma.

A partir desse ponto, será importantíssimo garantir que todos os documentos necessários sejam recolhidos para que seja feito o cadastro do novo funcionário contratado. Feito o cadastro, é hora de imprimir os documentos que devem ser assinados pelo recém-contratado, como contrato e ficha de registro. Depois, é preciso registrar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para que tudo esteja conforme a legislação trabalhista.

A sua empresa vai (e deve) continuar se envolvendo na contratação dos funcionários. Somente após o processo seletivo nós entramos com os processos admissionais burocráticos para preencher os documentos necessários para a contratação.

Após todo este processo de contratação, o colaborador será encaminhado para a sua devida função dentro da empresa, e o seu envolvimento com o Departamento Pessoal será um pouco mais distante (sendo necessário apenas para tratar de assuntos como gerenciamento de arquivos, férias, pagamento e desligamento da empresa).

O prontuário funcional é um item de grande importância nas organizações. Este é um documento que serve para guardar todos os arquivos sobre cada um dos funcionários. Cada funcionário gera, em média, 50 tipos diferentes de documentos durante sua jornada na organização, e esses documentos devem estar muito bem organizados; por isso, há uma sessão específica para o gerenciamento dos arquivos.

Dependendo do porte da empresa, é completamente inviável gerenciar arquivos manuais devido a grande perda de tempo a organização demanda e, com o passar dos anos, estes documentos vão amarelando e rasgando. A melhor solução para a otimização desse processo é aderir ao prontuário eletrônico. Com todos os documentos digitalizados, um software consegue facilmente auxiliar no gerenciamento e no controle de arquivos, permitindo, inclusive, avisar quando algum documento faltar. Nestes casos, você consegue ir atrás do documento antes de uma auditoria.

A Administração de Pessoal tem também a função de acompanhar o vencimento do período de experiência, para verificar a efetivação ou não do recém-contratado. O DP deve acompanhar e sinalizar os gestores de outras áreas a respeito do vencimento dos contratos de funcionários temporários.

Outro acompanhamento importante é o de períodos de férias, que devem seguir os prazos legais.

Dependendo da estrutura organizacional, o pagamento dos funcionários também passa a ser atribuição da área de Administração de Pessoal.

Não esquecendo dos desligamentos que fazem parte da rotina de qualquer empresa e por isso, a equipe de administração de pessoal deve ter uma visão detalhista pois devemos calcular, fazer previsão dos custos, homologar e atentar-nos para cada detalhe a fim de que aquela demissão não retorne como um processo trabalhista.

Entre em contato