A Administração de Pessoal tem como principal objetivo prevenir problemas trabalhistas e legais através da busca pelas melhores soluções e práticas, cumprindo com as exigências da legislação em vigor.
As atividades básicas da Administração de Pessoal incluem a admissão e demissão de colaboradores, Folha de Pagamento, encargos, férias, controle de frequência, operacionalização de benefícios, obrigações trabalhistas anuais, relatórios gerenciais, dentre outros. São atividades operacionais e rotineiras, que visam cumprir a legislação trabalhista e apoiam a organização na administração e retenção de pessoas.
Ao terceirizar a Administração de Pessoal, a responsabilidade de execução de processos ligados a Folha de Pagamento e Departamento Pessoal deixa de ser do setor de RH da empresa. O reflexo disto é a redução de custos, otimização de tempo e alcance de resultados com qualidade, o que favorece a competitividade de qualquer organização frente ao mercado.
Terceirizando a área de Administração de Pessoal com a Solver, a organização passa a ter uma prestação de serviços de qualidade, realizada por especialistas na área, ganhando eficiência, excelência e tempo para outras demandas necessárias, minimizando dependência, erros e riscos trabalhistas. Escolha uma empresa especialista em BPO no Departamento Pessoal para ajudar sua empresa a crescer ainda mais!
A Solver RH conta com uma equipe atualizada e com expertise em Administração de Pessoal. Desde a admissão até a rescisão contratual, estamos preparados para oferecer soluções que atendam às necessidades de todos os funcionários ou servidores de uma empresa, sejam eles contratados ou autônomos.
A área de Administração de Pessoal é responsável por uma grande parte das atividades operacionais que se relacionam à gestão de pessoas. Ela é responsável por todo o histórico do funcionário dentro da organização, documentos admissionais, férias, documentos demissionais, prevenção e execução de processos trabalhistas, pagamento de salários, e outras demandas.
O bom funcionamento da Administração de Pessoal dentro da empresa pode causar alto impacto em outras áreas da organização, e trazer vantagens competitivas. Cabe à Administração de Pessoal saber como conduzir adequadamente as atividades da equipe e coordenar todo o trâmite de documentos.
Quando uma empresa terceiriza a Administração de Pessoal, a responsabilidade pela execução dos processos ligados ao Departamento Pessoal (DP) e aos pagamentos deixa de ser responsabilidade do setor de RH. O resultado disso será a redução de custos, a otimização de tempo dos colaboradores e o alcance de resultados com maior qualidade, o que favorece a competitividade da organização frente ao mercado.
Terceirizando a área, a sua organização passa a ter uma prestação de serviços de maior qualidade, realizada por especialistas na área, ganhando eficiência, excelência e tempo para outras demandas necessárias, minimizando dependência, erros e riscos trabalhistas.
Depois da escolha do candidato para assumir uma determinada vaga, a área de seleção o encaminha ao Departamento de Pessoal, para que este dê seguimento ao processo de contratação. Mesmo quando o Departamento Pessoal é um setor terceirizado, esse processo ocorre da mesma forma.
A partir desse ponto, será importantíssimo garantir que todos os documentos necessários sejam recolhidos para que seja feito o cadastro do novo funcionário contratado. Feito o cadastro, é hora de imprimir os documentos que devem ser assinados pelo recém-contratado, como contrato e ficha de registro. Depois, é preciso registrar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para que tudo esteja conforme a legislação trabalhista.
A sua empresa vai (e deve) continuar se envolvendo na contratação dos funcionários. Somente após o processo seletivo nós entramos com os processos admissionais burocráticos para preencher os documentos necessários para a contratação.
Após todo este processo de contratação, o colaborador será encaminhado para a sua devida função dentro da empresa, e o seu envolvimento com o Departamento Pessoal será um pouco mais distante (sendo necessário apenas para tratar de assuntos como gerenciamento de arquivos, férias, pagamento e desligamento da empresa).
O prontuário funcional é um item de grande importância nas organizações. Este é um documento que serve para guardar todos os arquivos sobre cada um dos funcionários. Cada funcionário gera, em média, 50 tipos diferentes de documentos durante sua jornada na organização, e esses documentos devem estar muito bem organizados; por isso, há uma sessão específica para o gerenciamento dos arquivos.
Dependendo do porte da empresa, é completamente inviável gerenciar arquivos manuais devido a grande perda de tempo a organização demanda e, com o passar dos anos, estes documentos vão amarelando e rasgando. A melhor solução para a otimização desse processo é aderir ao prontuário eletrônico. Com todos os documentos digitalizados, um software consegue facilmente auxiliar no gerenciamento e no controle de arquivos, permitindo, inclusive, avisar quando algum documento faltar. Nestes casos, você consegue ir atrás do documento antes de uma auditoria.
A Administração de Pessoal tem também a função de acompanhar o vencimento do período de experiência, para verificar a efetivação ou não do recém-contratado. O DP deve acompanhar e sinalizar os gestores de outras áreas a respeito do vencimento dos contratos de funcionários temporários.
Outro acompanhamento importante é o de períodos de férias, que devem seguir os prazos legais.
Dependendo da estrutura organizacional, o pagamento dos funcionários também passa a ser atribuição da área de Administração de Pessoal.
Não esquecendo dos desligamentos que fazem parte da rotina de qualquer empresa e por isso, a equipe de administração de pessoal deve ter uma visão detalhista pois devemos calcular, fazer previsão dos custos, homologar e atentar-nos para cada detalhe a fim de que aquela demissão não retorne como um processo trabalhista.