administração de recursos humanos e departamento pessoal

Conheça a importância da administração de Recursos Humanos

A importância da área de Recursos Humanos em uma empresa vai muito além de entrevistar, selecionar, contratar ou demitir funcionários. O RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos em uma empresa. Uma das áreas que fazem parte do RH de uma empresa é a administração de Recursos Humanos, também conhecida como administração de pessoal, que está envolvida direta ou indiretamente em todo o processo organizacional, na medida em que atua como um responsável por mediar os interesses dos funcionários e da empresa.
Nesse artigo da Solver RH, vamos falar um pouco mais sobre o quanto a administração de Recursos Humanos é importante para uma empresa, além de mostrar qual a sua missão dentro da organização e as principais diferenças entre administração de pessoal e recursos humanos. Confira!

Recursos humanos X administração de Recursos Humanos

O que é recursos humanos

É a área da empresa que tem como objetivo atrair, contratar e reter os talentos. Sendo assim, é responsável por diversos funções dentro da empresa, como:

  • recrutamento e seleção, contratando pessoal capacitado;
  • cargos e salários, pagando um salário adequado e competitivo aos funcionários, para não perder a mão-de-obra;
  • treinamentos técnicos e comportamentais, para capacitar a mão-de-obra e aumentar a produtividade;
  • quadro de carreira e sucessão, para preparar sucessores e substitutos capacitados;
  • pesquisa de Clima Organizacional, que mede a satisfação dos empregados para aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar mais lucros;
  • política de benefícios, que define quais benefícios serão concedidos aos funcionários;
  • administração de benefícios, que operacionaliza a compra e a distribuição dos benefícios;
  • administração de pessoal, conhecida também como administração de Recursos Humanos, que efetua o pagamento do salário e os encargos.

O que é administração de Recursos Humanos

Também conhecida como Departamento Pessoal ou Operacional de RH, a administração de Recursos Humanos é uma das áreas subordinadas ao RH da empresa e à Diretoria Financeira. É responsável pela folha de pagamento da empresa, pagamento de bonificações e outros gastos que dizem respeito às leis trabalhistas e sejam de responsabilidade da empresa.

Quais as funções da administração de Recursos Humanos ?

importancia da administração de recursos humanos

 

A administração de Recursos Humanos de uma empresa tem como missão cumprir a Legislação Trabalhista e Social, composta pelas Leis do Trabalho, baseadas na CLT, em súmulas, Instruções, e Enunciados, cumprir com os acordos, dissídios e convenções sindicais, levar em conta os pisos salariais estaduais e as políticas da empresa para o pagamento dos salários.

Para isso, a administração de recursos humanos atua com controle da presença dos empregados, atende os funcionários na admissão, demissão e tirando dúvidas, elabora cálculos, faz o pagamento de adiantamentos salariais, folha de pagamento, encargos trabalhistas (INSS, FGTS, IRRF), informes fiscais (DIRF, RAIS, Informe de Rendimentos, Manas, Caged) e demais atividades que envolvam diretamente a área financeira com os funcionários.

Essa área é a que cuida do dinheiro. Sendo assim, caso não seja muito bem gerenciada e operacionalizada, gastará mais do que o necessário, ou pagará menos do que o devido. Erros ocasionarão multas e reclamações trabalhistas. No Brasil, algumas empresas não investem o necessário e o Departamento efetua os cálculos errados, se tornando um ralo que desperdiça os recursos da empresa em multas, autuações e aumento do passivo trabalhista.

Uma maneira de evitar esses erros e melhorar esse departamento é a Terceirização de Administração de Pessoal. Com isso, a responsabilidade da execução de todos os processos ligados à Folha de Pagamento e Departamento Pessoal deixa de ser do setor de administração de Recursos Humanos
da contratante e passa a ser da empresa contratada. Com isso, ocorrem redução de custos, otimização de tempo e alcance de resultados com qualidade, favorecendo a competitividade da empresa perante o mercado.

Se você tem o desejo de terceirizar o departamento pessoal da sua empresa, conheça a Solver RH. Somos uma empresa especializada em BPO no Departamento Pessoal e estamos prontos para ajudar a sua empresa a crescer. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

Links úteis:
terceirização de folha de pagamento
terceirização de departamento pessoal
bpo folha de pagamento